Auto-heteroecoformação tecnológica experienciada por um professor atuante na plataforma Moodle sob a perspectiva da complexidade



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Alvareli, Luciani Vieira Gomes

Orientador: Freire, Maximina Maria


Assunto: Auto-heteroecoformacao tecnologica,Abordagem hermeneutico-fenomenologica,Complexidade,Moodle,Tecnologia,Technological self-heteroecoformation,Hermeneutic-phenomenological approach,Complexity,Moodle,Technology


Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o fenômeno auto-heteroecoformação tecnológica experienciada por um professor atuante na plataforma Moodle. Esta experiência foi vivenciada em uma instituição particular de Ensino Superior do estado de São Paulo, durante um semestre de um curso denominado Pronen (Programa de Nivelamento de Ensino). A pergunta de pesquisa: Qual a natureza da auto-heteroecoformação experienciada por um professor durante a docência na plataforma Moodle em uma instituição particular de Ensino Superior do estado de São Paulo? é a mola propulsora desta pesquisa. Os referenciais teóricos, percebidos à luz da Complexidade (Morin, 2004, 2005a, 2005b, 2005c, 2007, 2008) são: a formação de professores reflexivos (Dewey, 1959, Schön, 1987, 1995) e críticos (Kemmis, 1987, Freire, P. 1996, Prado & Valente, 2002), a formação tecnológica de professores (Kenski, 2001, Almeida, 2003, 2005, Lopes, R. P., 2005, Moraes, 2007, 2008a, 2008b, Freire, M.M., 2006c, 2009, 2010, Barreto, A.A., 2008), a auto-heteroecoformação (Pineau, 1998, Freire, M.M., 2009, Moraes, 2007, 2008a) e as novas tecnologias da informação e comunicação (Moraes, 2002, Oliveira, 2002, Freire, M.M., 2009), com foco em ambientes digitais de aprendizagem (Almeida, 2003, Barreto, R.G. 2006, Moraes, 2008b). A linha metodológica adotada é a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica sob a perspectiva de van Manen (1990), Ricoeur (2002) e Freire, M.M. (2003b, 2006a, 2006b, 2007, 2010, prelo). A descrição e a interpretação da manifestação do fenômeno em foco são feitas por meio dos processos da textualização, tematização e pelo ciclo de validação (van Manen, 1990), operacionalizados pelas rotinas de organização e interpretação propostas por Freire, M.M. (2006a, 2006b, 2007, 2010, prelo). As articulações desenvolvidas revelaram que o fenômeno auto-heteroecoformação tecnológica experienciada por um professor atuante na plataforma Moodle se estrutura em cinco grandes temas: compartilhamento, isolamento, confiança, cuidado e engajamento,


Abstract: The objective of this study is to investigate the technological self-heteroecoformation as a phenomenon experienced by a professor who teaches in the Moodle environment. The context of this experience was a private college in the state of São Paulo and the information was collected during one semester of a course named Pronen (Programa de Nivelamento de Ensino).The research question established was: What is the nature of the self-heteroecoformation experienced by a professor acting in the Moodle platform in a private college in the state of São Paulo? The theoretical framework perceived in the light of Complexity (Morin, 2004, 2005a, 2005b, 2005c, 2007, 2008) is based on the education of reflective teachers (Dewey, 1959, Schön, 1987, 1995) and critical reflective teachers (Kemmis, 1987, Freire, P. 1996, Prado & Valente, 2002), on the technological education of teachers (Kenski, 2001, Almeida, 2003, 2005, Lopes, R.P., 2005, Moraes, 2007, 2008a, 2008b, Freire, M.M., 2006c, 2009, 2010, Barreto, A.A., 2008), on self-heteroecoformation (Pineau, 1998, Freire, M.M., 2009, Moraes, 2007, 2008a) and on the new information and communication technologies (Moraes, 2002, Oliveira, 2002, Freire, M.M., 2009), focused on digital learning environments (Almeida, 2003, Barreto, R.G., 2006, Moraes, 2008b). The methodology adopted is the Hermeneutic-Phenomenological approach from the perspective of van Manen (1990), Ricoeur (2002) and Freire, M.M. (2003b, 2006a, 2006b, 2007, 2010, forthcoming). The description and the interpretation of the manifestation of the phenomenon focused on this study are made through the processes of textualization, thematization and through the validation cycle (van Manen, 1990), operationalized by the routines of organization and interpretation proposed by Freire, M.M. (2006a, 2006b, 2007, 2010, forthcoming). The interpretation revealed that the phenomenon technological selfheteroecoformation experienced by a professor acting in the Moodle platform is structured by five major themes: sharing, isolation, trust, caring and engagement


Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-05-11

Tags: